Conlang
Advertisement

A História real da língua algurina

A língua algurina ou alguirensa é uma língua artificial, criada por A. J. Reis Francisco, português, no ano de 1990, com apenas 13 anos de idade. A língua é uma mistura de palavras de vários idiomas, como o português, o castelhano, o francês e o italiano. O interesse pelas línguas despertou em A. J. Reis Francisco uma enorme vontade em criar uma língua própria.

O algurino foi criado com base na língua portuguesa, tendo havido, posteriormente, sobreposições de outras línguas românicas (principalmente o castelhano).

A História fictícia da língua algurina

Mesmo antes da criação da língua, no final da década de 80, o seu autor criara, em papel, uma terra fantasiosa, terra essa localizada no meio do Oceano Atlântico, chamada Ilha Atlantina ou Ilha Triângulo. Esta designação nada tem a ver com a lenda da Atlântida. A ilha Atlantina, tantas vezes cruzada por portugueses, espanhóis, ingleses e franceses, durante e após a época dos Descobrimentos, acabou por ser ocupada por estes povos europeus. A mistura e a rivalidade entre estes povos, ao longo de muitos anos, levou à necessidade de criar uma língua mista ou língua nova (que foi normalizada no início do século XX). O poeta Marco Andrea, conhecido por muitos como O Napolitano, foi o principal responsável pela criação/ normalização do idioma.

Dentro dessa terra fantasiosa, fruto de um trabalho criado e ainda desenvolvido pelo seu autor, a língua algurina é falada num dos países do Sul de Atlantina, Alguiris. Este país, cujo nome foi dado pelos portugueses (deriva da palavra algures - lugar desconhecido até então) só viu o seu idioma a tornar-se oficial em 1920, substituindo o castelhano. A ocupação do território do Sul de Atlantina (Alguiris) foi iniciada pelos portugueses no século XVI e depois pelos espanhóis, no início do século XVIII. As línguas dos países ocupantes são dominantes no algurino. Existem algumas expressões também em italiano devido à presença de muitos italianos no território. O fundador da língua era italiano.

Em Alguiris existem ainda 'bolhas' de falantes de castelhano e de italiano.

Pai Nosso em algurino:

Padre nuestro, chell stás noy ciello

Santificatto seja tió nueme

Vienès-Tió ày nuesco, lo vuestro reino

Seja ferratta la Tua vontatti

Assini nay Tierra asy noy ciello

Padre nuestro del sulla ino noys donnas hogiorduina

Noys pierttoàs nuestras offiensas

Assini asy nuesco pierttoamos

Ày cheni noys offientte

I nol noys deciàs cayr' èni tentacione

I noys livràs dello mallo

Amen.

Advertisement