Conlang
Advertisement

O lango (do francês langue, "língua") é uma língua auxiliar internacional, criada em 2003.

Fonética e escrita[]

O sistema fonético compõe-se de 25 fonemas, 5 vocálicos e 20 consonânticos. O acento cai sempre na penúltima sílaba. As grafias se baseiam no alfabeto latino padrão, menos w e y. Não se usam sinais diacríticos, mas há dois dígrafos: ch e sh.

Morfologia[]

O vocabulário baseia-se principalmente em elementos latinos. As classes gramaticais são similares às das línguas latinas. As relações entre palavras são introduzidas por meio de preposições. Como no Esperanto, cada classe gramatical tem uma desinência única.

Pode-se destacar as seguintes características:

  • Não há artigos.
  • Os adjetivos e particípios são invariáveis.
  • Não há gerúndio.No seu lugar, usam-se frases de particípio.

A conjugação compõe-se de três modos (indicativo, imperativo e condicional), três tempos (pretérito, presente e futuro), dois aspectos (perfeito e imperfeito), e duas vozes (ativa e passiva). O particípio tem só duas formas: passado e presente ativos.

Usa-se amplamente na formação de palabras, a conversão (método pelo qual uma classe gramatical se converte em outra), a afixação e a composição.

Sintaxe[]

A sintaxe é tomada do inglês e a ordem das palavras é fixa: anexo, sujeito, predicado, objeto.

Espécime[]

Vulpo et uvo (A Raposa e as Uvas, de Esopo)

Faminanat Vulpo vidat aliquant racemos da matura nigra uvo, que colgat su crato. L’avocat tote sa asto pro habare il, at sol vane lassat sei, la nopotat atratare il. Dem la tornate sei, condat pigo et dicat: “Uvo es acida, et nomatura. Tam mi pensi.”

Ligações externas[]

  • Lango (site oficial) [1]
  • Conlang wikia (Inglês) - Lango [2]
Advertisement