Conlang
Advertisement

SAMPA é a sigla de Speech Assessment Methods Phonetic Alphabet (Alfabeto fonético dos métodos de avaliação da fala) é um sistema de escrita fonético, legível por computadores que usa o conjunto de caracteres ASCII de 7 bits. Tem como base o Alfabeto fonético internacional (AFI).

Foi desenvolvido originalmente no final da década de 1980 pelo ESPIRIT da antiga Comunidade Econômica Européia. O máximo possível de caracteres IPA foi adotado. Quando isso não foi possível, outros sinais disponíveis form usados.

Por exemplo, [@] corresponde ao e português europeu doce, [2] ao som vocálico da palavra francês deux, e [9] para a vogal do neuf francês.

O SAMPA foi oficialmente desenvolvido para todos os sons dos idiomas seguintes:

  • Alemão
  • Árabe
  • Búlgaro
  • Cantonês
  • Croata
  • Dinamarquês
  • Escocês
  • Eslovaco
  • Espanhol
  • Estoniano
  • Francês
  • Grego
  • Hebraico
  • Holandês
  • Húngaro
  • Inglês
  • Italiano
  • Norueguês
  • Polonês
  • Português
  • Romeno
  • Russo
  • Sueco
  • Tai
  • Checo
  • Turco

Os símbolos ["s6~p6] representam a pronúncia do nome SAMPA em português. Assim como o IPA, o SAMPA é geralmente escrito entre colchetes ou barras, que não fazem parte do alfabeto e somente indicam que este é fonético ao invés de um texto comum.

Desvantagens do SAMPA[]

A tabela SAMPA só é válida para o idioma ao qual ela foi adaptada. Há conflitos entre tabelas de idiomas diferentes. O que significa que o SAMPA não é capaz de representar em ASCII todo o AFI. Para contornar o problema, foi criado o X-SAMPA (SAMPA estendido) que provê uma única tabela independentemente de idioma.

O SAMPA foi criado como alternativa para solucionar a impossibilidade das codificações de texto de representar os símbolos do AFI. Porém, com a difusão do Unicode, que suporta símbolos do AFI, diminui a necessidade de outro sistema legível por computadores que represente o Alfabeto fonético internacional.

Veja também[]

Ligações externas[]

Advertisement