Conlang
Advertisement

Uropi é uma língua artificial criada pelo lingüista francês Joël Landais em 1986. O nome Uropi vem do continente Europa. A língua contém aproximadamente 10 mil palavras.

Fonologia e escrita[]

O Uropi usa 23 letras do alfabeto latino e uma do Alfabeto Fonético Internacional, que é Ʒ. A pronúncia é igual à do AFI, exceto que "c" representa o fonema [ ʃ ].

Morfologia[]

Substantivos[]

Cada substantivo tem um de dois gêneros e é flexionado para caso, nominativo ou genitivo e número, singular ou plural. Os substantivos têm três declinações: terminados em consoante, terminados em "a" e terminados em vogal diferente de "a".

Adjetivos[]

Os adjetivos são invariáveis: mi Espani kuzine (meu primo espanhol), mi Espani kuzinas (meus primos espanhóis).

Advérbios[]

São derivados dos adjetivos pela desinência -(a/e/i/o/u)m: felic (feliz), felicim (felizmente).

Preposições[]

O uropi usa tanto preposições quanto posposições. Algumas palavras podem ser usadas dos dois modos.

Pronomes[]

Os pronomes têm flexão para os casos nominativo, acusativo e dativo.

Verbos[]

Os verbos podem ter um de três modos - indicativo, imperativo e condicional - e seis tempos. Usa-se apenas um verbo auxiliar: avo (haver). A conjugação é similar à do inglês.

Vocabulário[]

Procura-se criar, para cada palavra, uma síntese intermediária entre os equivalentes nas línguas latinas e nas línguas germânicas. Por exemplo, do latim canis e do alemão Hund (inglês hound, holandês hond), cria-se a síntese kun (cão). De lupus e wolf, se faz vulp (lobo); de ciel e Himmel, hel (céu).

Espécimes[]

  • I moz ne eldo ta. (Eu não posso ajudá-lo)
  • He kopì ho u carp. (Ele lhe comprou um cachecol)
  • Je ve so anlezi po ma lero Japoni. (Vai ser difícil para mim aprender japonês)

Ligações externas[]

Advertisement